💎 Qatar
- Sisses
- 30 de dez. de 2020
- 10 min de leitura
O diamante por lapidar

Quando fiz esta viagem no final de Fevereiro de 2020, estava longe de imaginar o que me esperava no retorno. Não sei porquê, mas algo me pedia umas férias sem tempo contado, podendo apreciar, sem me ralar com correrias e ainda bem que assim foi. Para quem me conhece, as perguntas surgiram, Sílvia, 10 dias no Qatar? Tanto tempo? (10 dias para mim dava no mínimo para ir a 3 países 😁).
Mas nesse momento não era esse o sentimento, queria estar quieta, apreciar, poder apanhar um sol em Fevereiro, estar num lugar seguro, limpo, não muito turístico, o Qatar reunia todas estas condições, então, porque não? Para quem não gosta de temperaturas muito agressivas, ir em Fevereiro é uma excelente altura, já está quente mas à noite há sempre necessidade de um agasalho.
Como o Qatar se estava a preparar para o Mundial 2022, tive a sorte de já ter o Metro novinho em folha à disposição, sendo possível chegar a 'quase' todas as atrações, ficando apenas excluído o The Pearl.
O Metro é bastante simples constituído por 3 linhas, Amarela, Verde e a mais turística Vermelha, sendo esta também a que nos leva ou busca ao Aeroporto. Mesmo assim, neste Metro existem funcionários super prestáveis que nos ajudam desde a compra do bilhete até à entrada da respetiva carruagem e até se lhe pedir para nos levar ao colo, quem sabe! Sim, tema de elevada relevância, não de levar ao colo, mas a carruagem, famílias e grupos de amigos entrar na carruagem familiar, se faz favor. O bilhete é super barato, sendo que aconselho vivamente a compra do cartão recarregável que ainda desce mais o preço do bilhete e mesmo ficando poucos dias vai com certeza fazer bastante uso.
E perguntam vocês, Sílvia, mas e então alugar um carro onde o petróleo é mais barato que a água? Alugar carro muito barato também o é, saiu a 25€ o dia em que o fiz, abastecer gasóleo então, ui, encher deposito mais barato que beber uma cerveja fresquinha, foram se não me engano uns 11 euritos, mas... e o transito? Não vão querer passar pela experiência vos garanto, enlouquece o camelo mais pacato. Portanto, só para uso externo, o que quero dizer com isto, para sair de Doha, claro!
Sendo o táxi também bastante barato, (aqui é importante distinguir que há táxis e carros privados, então o que difere? Basicamente a qualidade do veiculo e no que concerne ao condutor talvez apenas a sua nacionalidade, mas convenhamos, eu cá que não sou de picuinhices, estamos no Qatar, NÃO HÁ violência, ninguém nos vai raptar, largar numa valeta, barricar na mala do carro, então valha-nos, qualquer um serve, não vou morar no carro e não!) Onde é que íamos mesmo? Ah, táxi quando? Muito útil para quando o Metro está fechado, isto acontece fora de horas, quando por exemplo sair de um restaurante após enfardar um belo de um húmus, oh tanta saudade, ou então quem sabe da farra numa disco ou hotel (não se preocupe que pedindo na receção destes estabelecimentos, eles chamam prontamente o táxi, caso não queira ir para a rua) e no dia de descanso, a sexta feira, não há serviços para ninguém, está tudo no seu ritual de beleza, misturado com orações ainda mais fervorosas que o habitual e refastelados em abastados brunchs que se estendem por todo o dia. Claro que havendo muito paquistanês ao redor, sendo que para eles não há cá rituais ou excentricidades, podemos sempre contar com estes amigos para nos transportar e apreciar um pouco da sua história de vida desde que chegaram ao Qatar 😉
Less talk, more action!
✔ Informação resumida
Souq Waqif
Nada melhor do que se perder neste souq
Lugar onde estão os restaurantes, lojas e animais, tais como falcões, cavalos e camelos. É entrar e explorar.
Este souq ganha muita vida durante a noite, tendo excelentes opções para jantar, aqui fui muito feliz em belos repastos.
🚇 Linha Amarela Souq Waqif


Restaurantes imperdíveis
Parisa além de lindo, come-se bem e não é nenhum absurdo, pode ir à vontade.



Damasca acabava por ir lá sempre parar. Descobri no primeiro dia, adorei, usei e abusei.
Bandar Aden restaurante do Yemen, com possibilidade de comer no chão
Shujaa mesas ao ar livre com bancos corridos e outro deste género que não sei o nome, dentro de uma das ruas perto da Parisa, com pão a sair do forno a lenha, uiiiii, é fácil perceber qual é porque é frequentado principalmente por locais e caso tenha que compartilhar mesa, lá trazem a bela da divisória para o banco, não há cá contactos, gosto!
Kunafa não deixar de comer a bela da sobremesa de queijo, tem um lugar no Souq com a melhor Kunafa, fica mesmo no centro, tem esplanada gigante, fácil de ver.



Mshereb
Novo bairro onde o metro circula na superfície, existe passagem pelo Souq Waqif
🚇 Linha Amarela Msheireb

MIA - Museum of Islamic Art
Para quem não é de visita a museus sempre se pode deliciar no parque envolvente, fazendo todo o percurso pela direita do museu, até chegar ao café com uma fantástica esplanada com vista para o skyline de West Bay. Para quem não quiser fazer este percurso a pé, há pessoas que nos levam em carrinhos de golf.
💎 Deixei a dica para entrar no Museu sem ter que pagar, é só dizer que quer ir fazer compras à loja. Também é possivel tirar fotos com vista para o skyline.
🚇 Linha Amarela Souq Waqif





NMQ - National Museum of Qatar
Museu inspirado na rosa do deserto.
Para quem gosta de andar a pé, ou se no momento não estiverem uns módicos 40 graus à sombra, o NMQ está a uma curta distancia do Souq Waqif, é só seguir em linha recta. Ou então é entrar no Metro!
Tem café e restaurante.
🚇 Linha Amarela National Museum




AL Fanar
Centro Cultural Islâmico

West Bay
Skyline onde fica a zona financeira, restaurantes, hotéis, animação
Também é possível chegar aqui percorrendo a pé toda a Corniche, calçadão que vai desde o MIA até a West Bay, são cerca de 5k que passam pelo Al Bidda Park. Num belo domingo fiz o percurso ida e volta, porque não?
Uma grande falha minha, sim às vezes acontece-me, esqueci de fazer um desvio para visitar o lindo Imam Abdul Wahhab Mosque, como é possível! Saindo na estação de metro West Bay, são cerca de 2k a pé.
🚇 Linha Vermelha West Bay ou DECC


Education City
Zona onde se concentram as universidades de Doha e a fabulosa Biblioteca Nacional do Qatar (QNL - Qatar National Library).
Vale mesmo a pena uma visita a este espaço nem que seja para tomar um café e relaxar. A entrada é livre.
O espaço envolvente é também bastante relaxante, não podendo perder o Education City Mosque pela sua arquitetura, bem como um passeio pelo Oxygen Park.
Se der a fome, ouvi dizer que comer no Chef's Garden é uma boa opção.
🚇 Linha Verde Qatar National Library





Katara Cultural Village
Há muito para dizer acerca deste lugar, sendo um dos meus preferidos, até porque concentra tudo no mesmo espaço, principalmente aquilo que mais adoro, praiaaaa! Pois é, apesar do Qatar reunir todas as condições para a pratica balnear, o extremo conservadorismo ainda imposto torna esta atividade quase impossível. Mas no Katara tem uma praia publica bastante extensa, sendo que mesmo assim não é para abusar no que concerne à exibição das carnes, é mais à vontade, mas não é à vontadinha.
Exposições, restaurantes, mesquita Katara, anfiteatro a céu aberto, Galerias Lafayette com calçada portuguesa e esculturas de Cristal Murano de Itália, parque com riacho e restaurante no topo, não falta nada.
🚇 Linha Vermelha Katara








Restaurantes
Boho Social para almoçar, linda decoração e belas vistas
Mamig Armenian and Lebanese Restaurant almocei, jantei, lambuzei-me verdadeiramente, delicioso e barato. Aqui perguntaram-me se era prima do Cristiano Ronaldo... será por causa dos musculos? 🤣
Chac'late para tomar um belo de um café, o gerente é um italiano com muita piada


The Pearl
A ilha artificial em forma de pérola
Porto Arabia (Marina) and Pearl Zona habitacional, hotéis e restaurantes de luxo.
Qanat Quartier de inspiração veneziana, com praia, passagem pelo canal da Torre 10.
Medina Central (Espanha) ligação pela Torre 22.
Shakespeare não perder uma visita a este lindo café e onde se come mesmo bem
💎 Deixei a dica Se andar de carro, existem parques onde pode estacionar sem pagar, é só procurar a indicação de parque publico.
🚇 Linha Vermelha Katara + 🚕




Aspire Zone
Onde está situado o famoso shopping Villagio Mall, inspirado em Veneza, com canais de agua onde podemos apreciar as gondolas a passar.
Ali ao lado está o Aspire Park onde é possível fazer várias atividades inclusivamente o belo do piquenique, havendo também restaurantes.
O que eu gostei bastante foi visitar o The Torch, hotel com restaurante giratório no 47º andar. No inicio a sensação é a mesma do que ter bebido meia garrafa de tinto em jejum, mas depois o corpo habitua-se. O almoço durou o suficiente para dar a volta por completo, podendo apreciar toda a panorâmica envolvente, incluindo o novo Estádio Khalifa. O engraçado é quando pelo meio há a necessidade de ir ao WC por exemplo, está tudo fora do sitio, a entrada já não é onde era 😁 bastante bizarro, parece que bebi!
E para aproveitar o edifício na sua plenitude, é só descer uns pisos e ir tomar um café no restaurante The Garden, com uma decoração linda e fazer uma visita à piscina suspensa, que também é possível ver deste piso.
🚇 Linha Amarela Al Aziziyah (saída em frente ao Villaggio Mall)






✔ Redondezas
Banana Island
Ilha com resort inspirado nas Maldivas
Como em Doha é difícil fazer praia, aconselho passar um dia neste resort. Como fazer?
Ir ao site do Anatara Resort Banana Island e escolher o pacote Hello Beautiful weather Day Pass. Havendo possibilidade de ir durante os dias da semana será mais tranquilo.
O valor inclui deslocação, espreguiçadeira, toalhas, almoço buffet fabuloso e atividades aquáticas. Pelos vistos também tem piscina de ondas, só descobri depois.
O tempo de viagem é cerca de 20 minutos de barco, sendo o embarque no Banana Island Port, dentro do Al Shioukh Port terminal, que fica situado ao lado do MIA.




Khor Al Adaid + Sealine Beach
Deserto, dunas e mar, que faz fronteira com a Arábia Saudita, imperdível.
💎 Deixei a dica fiz o passeio com a 365 Adventures e para quem não quer gastar muito, basta pedir a versão carro compartilhado que sai à sexta e sábado, fica bem servido na mesma, foi uma bela de uma manhã. O meu condutor era TOP, o verdadeiro homem das areias!!





Zekreet (Richard Serra) e Film City
Esculturas e cidade cinematográfica
Zekreet é conhecida pelas suas formações rochosas em pleno deserto e pelas esculturas by Richard Serra denominadas East-West/ West-East, quatro torres de aço com cerca de 15 metros de altura. Nesta zona também é possível fazer praia.
Film City é uma recriação de uma antiga aldeia para uma serie de TV Árabe.
Convém ir com alguém que conheça, é complicado andar no deserto, sem conhecer e muito importante, sem carro adequado. Quando o asfalto acaba, é ver os Qataris a passar a grande velocidade nas suas grandes máquinas e nós a comer pó e sem certeza se chegaremos ao destino.






Fuwairit Beach, Maroona Beach, Azerbaijani Beach, Al Jassasiya Carvings
costa com as praias mais apreciadas

✔ O inusitado
A cidade é tão segura que os Qataris não fecham o carro, deixando todos os seus valores lá dentro e muitos deles chegam a não desligar o carro, também para o carro estar sempre fresquinho dado às elevadas temperaturas, mesmo quando estão a abastecer com combustível.
✔ O que ouvi
Os cânticos e as rezas que durante o dia nos embalam e até relaxam, as quais começam bem cedo. Enquanto não nos acostumamos é certo que vamos acordar de madrugada, mas depois o ouvido habitua-se e passado uns dias, como eu costumava dizer, hoje falhei à reza... é que não ouvi nadinha!
✔ O inóspito
É interessante ver uma cidade tão evoluída e ainda tão conservadora, apesar de não se sentir qualquer tipo de hostilidade.
✔ O que não esqueci
Húmus! Tudo se resume a isto. Não adianta fazer em casa, ir a um restaurante europeu, não é igual. Altamente viciada, acho até que as minhas ultimas viagens têm lá nas profundezas este propósito intrínseco.
Kunafa, a bela da sobremesa de queijo
✔ Noite
The back yard - espaço aberto com musica ao vivo
Manko - lugar da moda
Belgium - concentração de expatriados, aqui parece que estamos na Europa, belo terraço com vista para o Skyline, cerveja fresquinha a brotar por todo o lado, fantástico.
NOBU, Double Tree, Secret Garden
💎 Deixei a dica os homens que não se aventurem a andar de calção ou chinelo à noite, não entram nem que seja para jantar ou então arriscam a vestir uma calça fornecida pelo proprio restaurante ou bar.
✔ Onde não fui
Al Zubarah + Forte Património Mundial da UNESCO
Al Safliya Island Ilha para fazer praia
Imam Abdul Wahhab Mosque The Qatar State Grand Mosque
✔ Informação séria
Como sair/chegar ao aeroporto Com o novo Metro, esta é uma excelente opção, salvo se chegar em dia de descanso (sexta-feira) ou de madrugada.
Procurar a linha Vermelha, de referir que há 2 comboios que a percorrem, por isso há que ter atenção às indicações do destino que vão passando no ecran.
De qualquer modo não há com o que se preocupar, andar de táxi é extremamente barato, de lembrar que a gasolina é mais barata que a água e por ser um país 100% seguro, não tenha problemas, apanhe o primeiro táxi que lhe aparecer.
Moeda Qatari Real. Então, desde que aderi ao querido Revolut, tudo se tornou mais simples. O que costumo fazer é um levantamento do máximo que o cartão permite, para despesas pequenas ou para casos em que o cartão não funciona e faço sempre uso do cartão, nem que seja para beber um café, que é caro, diga-se de passagem. De qualquer modo o pagamento com cartão é sempre mais benéfico, porque no levantamento ainda é cobrada uma pequena taxa, não sendo aplicável nos pagamentos, sendo que a taxa de cambio é também muito boa.
Religião Islâmica, como tal, descrição no modo de vestir, joelhos e ombros tapados, vi um outro caso de turista com calção super curto, mas sinceramente tive a sensação que essa pessoa não estava confortável, porque efetivamente todas as pessoas têm esse cuidado. Eu própria só me descasquei para tirar a bela da foto e sem pessoas ao redor 😁
Álcool muito difícil, não havendo disponível nem nos bares de praia, como no Dubai. Apenas em hotéis, principalmente à noite. Ou então se tiver amigos por lá, eles com certeza têm o frigorífico abastecido. No aeroporto também não existe.
Visto Não aplicável.
Boletim de Vacinas Não aplicável.
Como fui Turkish Airlines, voo Porto - Istambul (4h), Istambul - Qatar (4h), com 1h de escala. Para facilitar sugiro descarregar a APP da Turkish, facilita no check-in e escolha de lugares, bem como a escolha de refeição.
Quem pode ir toda a gente, menos o cão, a cultura canina ainda não está desenvolvida no Qatar.
Onde ficar Hotel Kigsgate, na zona de downtown, onde fiquei 10 ☾.
Muito bem localizado, perto do MIA e Souq Waqif, inclusivamente da nova estação de Metro.
Compras eu diria que as coisas tradicionais, como lenços, especiarias, chás, ouro e pratas.
Electricidade não esquecer de levar o carregador universal.
Como circular Tive a sorte de já apanhar o Metro concluído, o que aconselho vivamente, sendo fora de horas, qualquer táxi ou uber, não tive problemas em nenhum meio de transporte. Aluguer de carro apenas para sair de Doha e pelas minhas experiencias, alugar um jipe com tração 4 rodas, se possível.
O Metro tem 3 linhas, Vermelha, Amarela e Verde.
Vermelha - Katara, West Bay, Cornishe, Aeroporto (ter em atenção que na linha vermelha passam 2 metros diferentes)
Amarela - Souq Waqif, Msheireb, Sport City. Al Aziziyah (Aspire Park, Villagio Mall, The Torch)
Verde - Education City e Qatar National Library


Obrigada Melanie 😍 pode partilhar sim. Felizes entradas para 2021 e que nos traga muitas viagens 😘
Silvia que fantástico relato tudo fantástico só foi pena não ter voado na Qatar Airways, mas saída do Porto percebo perfeitamente 😊. Posso partilhar noutras redes sociais? Bem haja pela partilha e que 2021 traga mais viagens como esta 😘